Pr.Ciro Sanches Zibordi
Aumenta
a cada dia o número de crentes que não se sujeitam aos líderes e pensam
que estão certos. Não respeitam pastores, verberam contra a liderança e
afirmam que só devem obediência a Deus. “Igreja não é quartel general”,
argumentam. E, generalizando, chamam qualquer liderança firme, segura,
de coronelista.
Entretanto,
vemos na Bíblia que o próprio Deus prioriza e hierarquiza. Ele — que
podia ter formado todas as coisas com uma única palavra — fez questão de
formar tudo a seu tempo, dia a dia (Gn 1). O Senhor também pôs em ordem
as tribos de Israel (Nm 2), pois o nosso Deus é um Deus de ordem (1 Co 14.40).
De acordo com 1 Coríntios 12.28, há uma hierarquização dos dons e ministérios — estabelecida por Deus, é evidente.
Ela existe, não para que um portador de certo dom e ministério se
considere superior aos outros, e sim para que haja ordem na casa do
Senhor.
Deus pôs na igreja “primeiramente apóstolos”
(1 Co 12.28; Ef 4.11). Existem apóstolos hoje? Sim! Mas é claro que há
também pseudo-apóstolos, que propagam muitas “apostolices”. Quem são os
apóstolos do Senhor, então? São homens de Deus, enviados por Ele, com
grande autoridade, e não autoritarismo. Eles formam a liderança maior da
igreja, independentemente dos títulos empregados pelas denominações
(pastores-presidentes, bispos, reverendos, pastores, presbíteros, etc.).
É
importante não confundir títulos com ministérios e dons. Estes vêm do
Espírito Santo, enquanto os títulos são recebidos dos homens. Na
Assembleia de Deus, por exemplo, não existe o título de apóstolo. Mas
isso não significa que não exista o ministério apostólico. Este, segundo
a Bíblia, perdurará “até que todos cheguemos à unidade da fé e ao
conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura
completa de Cristo” (Ef 4.13).
O texto de 1 Coríntios 12.28 afirma, ainda, que Deus pôs na igreja “em segundo lugar, profetas”, mencionados — na mesma posição, depois dos apóstolos — em
Efésios 4.11. Não confunda esses profetas com os crentes que falam em
profecia nos cultos, também chamados de profetas em 1 Coríntios 14.29. O
ministério profético neotestamentário é formado por pregadores
(pregadores, mesmo!) da Palavra de Deus, portadores de mensagens
proféticas.
Em seguida, a Palavra do Senhor, em 1 Coríntios 12.28, assevera: “em terceiro, doutores”. Veja como essa hierarquização ocorria na igreja de Antioquia da Síria: “havia alguns profetas e doutores,
a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém,
que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo” (At 13.1). Nesse caso,
os doutores, que atuam juntamente com os profetas, são ensinadores da
Palavra de Deus.
Há
casos, como o de Paulo, em que três ou dois dos ministérios mencionados
(apóstolo, profeta e doutor) se intercambiam (1 Tm 2.7). Os
ministérios de pastor e evangelista certamente fazem parte dos três
escalões mencionados em 1 Coríntios 12.28, posto que são títulos
relacionados com a liderança maior da igreja.
Finalmente, em 1 Coríntios 12.28, está escrito: “depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”.
Milagres só vêm depois de apóstolos, profetas e doutores? Isso mesmo.
Na hierarquização feita por Deus, o ministério da Palavra é mais
prioritário que os milagres, haja vista serem estes o efeito da pregação
do Evangelho (Mc 16.17). Observe que João Batista foi considerado por
Jesus o maior profeta dentre os nascidos de mulher, mesmo sem ter
realizado sinal algum (Jo 10.41).
Se
não houver hierarquia nas igrejas, para que servirão os cargos e
funções? Qualquer pessoa, dizendo-se usada por Deus, poderá mandar no
pastor. Aliás, isso estava acontecendo na igreja de Tiatira, e o próprio
Senhor Jesus repreendeu o obreiro frouxo que não estava exercendo a
liderança que recebera do Senhor (Ap 2.20).
Deus é Deus de ordem! O princípio divino da hierarquização aparece em várias outras passagens neotestamentárias. Em 1 Coríntios 14.26, vemos que, no culto coletivo a Deus, deve haver ordem. Quanto à ressurreição, está escrito: “Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois,
os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Co 15.23). E, no Arrebatamento,
tal princípio também será aplicado: “os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens” (1 Ts 4.17).
Em
1 Tessalonicenses 5.23, vemos que Deus prioriza o espírito, na
santificação. Muitos pregadores têm dito: “Deus nos quer por inteiro:
corpo, alma e espírito”. Mas a Bíblia afirma: “e todo o vosso espírito, e alma, e corpo
sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo”. Essa ordem mostra que a obra santificadora do
Espírito Santo ocorre de dentro para fora, e não de fora para dentro.
O
apóstolo Paulo também parabenizou os crentes da cidade de Colossos
porque naquela igreja havia ordem (Cl 2.5). E ordem também significa
respeitar a hierarquia! Afinal, os ministérios não são invenção humana.
Eles foram dados por Deus para edificação do Corpo de Cristo (Ef
4.11-15).
Amém?
Publicado originalmente no Blog do Autor: Ciro Sanches Zibordi
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